POLÍCIA JUDICIÁRIA CIVIL

Projeto De Bem Com a Vida inicia curso de capacitação de agentes para ações preventivas

31/05/2013 - 11:01
CAMILA MOLINA

O projeto "De Bem Com a Vida", da Polícia Judiciária Civil, promove entre os dias 03 a 07 de junho, o curso “Ação Contra o Uso Irresponsável de Bebidas Alcoólicas e outras Drogas”, voltado a agentes públicos que atuam em ações preventivas no combate a criminalidade fomentada pelo consumo de álcool e drogas.  A capacitação acontece na Academia de Polícia (Acadepol), no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, em período integral, com 40 horas/aula.
O curso é direcionado ao treinamento de profissionais da Segurança Pública, Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, além de agentes de instituições parceiras tais como Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), Conselho Tutelar e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
De acordo com o gerente do projeto, investigador, Ademar Torres Almeida, o curso ministrado na Capital, tem o objetivo de capacitar 70 agentes públicos que desempenham atividades junto a adolescentes, pais, e comerciantes envolvidos com o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas.
Outras três turmas, de 35 alunos cada, serão formadas no interior do Estado, nas cidades de Rondonópolis (212 km ao Sul), Barra do Garças (509 km a Leste) e Juína (735 km a Noroeste). Entre as matérias na grade curricular do curso estão as disciplinas: “Drogas e Espécies”, “Legislação e Investigação” e “Prevenção”, ministradas por delegados e peritos criminais.
O projeto “De Bem Com a Vida” tem o objetivo de realizar junto às comunidades de todo Estado de Mato Grosso, audiências públicas, palestras em escolas, capacitação de agentes, fiscalização em bares, entre outras atividades com foco na conscientização dos jovens acerca dos malefícios do uso indevido de álcool.
Em pouco mais de um mês do lançamento, o projeto vem atuando em escolas de Cuiabá e Várzea Grande, ministrando palestras sobre álcool e drogas, além da participação em eventos. Entre os mais recentes, Ação Global, Dia Nacional da ação Voluntária e Ação Cívico Social do Bairro São Mateus.
No interior do estado, o “De Bem Com a Vida” é desenvolvido por representantes das 13 Regionais do Estado, que trabalham nas ações idealizadas pelo projeto, como panfletagem, caminhadas, palestras, visitas a escolas, reuniões, participação em eventos, exposição e divulgação do projeto.
Na Regional de Porto Alegre do Norte, a representante do projeto, investigadora, Jucelia Gonçalves Marchesan relatou que por meio das palestras vários alunos de Escolas Estaduais do município se conscientizaram dos malefícios do consumo de bebidas alcoólicas. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de discutir a influência do álcool na exposição do jovem e os riscos de serem vítimas de abusos e exploração sexual”, afirmou à investigadora.
Maiores informações sobre o curso poderão ser obtidas na Coordenadoria de Polícia Comunitária, pelo telefone (65) 3322-5527.