Notícias

POLICIA JUDICIÁRIA CIVIL

Ações de Polícia Comunitária ajudam na prevenção à criminalidade na Grande Cuiabá

10/01/2013 - 14:30
CAMILA MOLINA
Assessoria/PJC-MT
 
Em parceira com a população e instituições de segurança pública e defesa social, a Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, atuou em 2012 em projetos, eventos e outras ações desenvolvidas com a prioridade de minimizar problemas sociais como a exclusão e a desigualdade social, que quando não trabalhados acabam acentuando os níveis de criminalidade e dificultando o propósito de uma qualidade de vida melhor aos cidadãos.
Em 2012, foram mais de 2,6 mil livros doados, 235 boletins de ocorrência registrados em mutirões, 16 doações de roupas, calçados e alimentos, e participação em 47 eventos em comunidades carentes e a atuação em sete projetos que visam não apenas reduzir o número de crimes, mas também minimizar o dano à comunidade, mudando o seu ambiente e comportamento.
Ao longo do ano, ações de cidadania são realizadas em sua maioria junto aos moradores das regiões das Bases Comunitárias de Segurança, sendo eventos voltados a atender necessidades da comunidade como saúde, lazer, cultura, orientação e autoestima. O evento organizado em abril pelo Projeto “Quatro Estações”, no bairro Jardim Vitória representa esse trabalho. O mutirão contou com a presença de cerca de 4,5 mil pessoas que conheceram e utilizaram os serviços e benefícios oferecidos.
Em setembro, um dos destaques foi o mutirão “Ação Solidária sem Fronteiras”,  realizados no bairro São Simão em Várzea Grande, em que mais de 2,2 atendimentos em diversos serviços sociais foram registrados em um trabalho integrado da Coordenadoria da Polícia Comunitária da PJC com o Instituto Colônia do Bem (Icebem) e a Base Comunitária São Mateus.
Entre os serviços disponibilizados registro de boletim de ocorrência, confecção de documentos, corte de cabelo e manicura, exames, vacinas, além de atendimento de psicólogo, ginecologista e defensoria pública.
O mês de outubro foi marcado pela comemoração do “Dia das Crianças”, com mais de 200 crianças da creche São Miguel, no bairro Jardim Vitória e a festa na Base Comunitária do Ribeirão do Lipa para as crianças de toda comunidade.
Ainda em 2012, com o projeto “Ciranda da Leitura”, desenvolvido pela Coordenadoria da Polícia Comunitária para incentivar a leitura junto às comunidades foi possível realizar a entrega de mais de 2,6 mil livros de diversos gêneros que ampliaram o acervo das bibliotecas e escolas públicas dos bairros e municípios da Baixada Cuiabana.
Para a coordenadora da Polícia Comunitária, delegada Sílvia Virgínia Biage Ferrari, o trabalho realizado durante o ano representa o esforço de cada colaborador individualmente e a soma da vontade de todos que contribuem para a filosofia de uma sociedade mais igualitária. “Cada processo idealizado é composto de pequenas tarefas que devem ser realizadas dia a dia para que o resultado final seja alcançado”, destaca.
“Neste caminho encontramos pessoas que pensam e agem como nós, sendo parceiros que tornam possível a concretização do nosso trabalho”, concluiu a delegada.
Projetos Sociais
Os sete projetos sociais – De Cara Limpa Contra as Drogas, Ciranda da Leitura, Quatro Estações, De Bem Com a Vida, Rede Digital pela Paz, Jovens Talentos do Boxe e Arte e Cultura em Ação -  criados e desenvolvidos pela Polícia Civil, são coordenados pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e associam e valorizam fatores que na maioria das vezes ficam em segundo plano nas instituições de segurança como a identificação e resolução de problemas sociais, participação da comunidade e prevenção criminal.
As ações estão alinhadas com a proposta da Polícia Comunitária, que implica em uma mudança no modo de ser e estar a serviço da comunidade, e consequentemente em uma mudança no modo do cidadão enxergar o profissional de segurança pública, sendo trabalhada uma visão de integração e interação entre polícia e sociedade.
 
A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia