POLÍCIA JUDICIÁRIA CIVIL

Base Comunitária do São Mateus comemora o Natal com mais de 1,5 mil moradores

22/12/2012 - 09:19
CAMILA MOLINA

As vésperas do natal, a Coordenadoria da Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil comemorou a data com mais de 1,5 mil pessoas na comunidade do Bairro São Matheus, em Várzea Grande, nesta sexta-feira (21.10). A ação de cidadania “Natal das Crianças”, realizada pela Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar na Base de Segurança do bairro teve apoio de diversos parceiros que colaboram para o sucesso da confraternização.
As famílias que passaram pelo evento se divertiram com as atrações e ganharam presentes e cestas básicas na comemoração de natal que reuniu toda a comunidade. Além da distribuição de lanches como cachorro-quente, refrigerante, pipoca e algodão doce os moradores ainda receberam almoço.
A principal atração da festa foi a chegada do Papai Noel da Coca-Cola, que distribuiu presentes doados pela Superintendência de Proteção dos Direitos Consumidor (Procon) para todas a crianças. O Bomdog, mascote do programa “De Cara Limpa Contra as Drogas” da PJC, também marcou presença e divertiu a garotada. O evento ainda teve apresentação do grupo de dança de rua RD Crill e Gincana com os jovens da igreja Batista.
A moradora do bairro Maria Rosana da Cruz Godoy, mãe de Tarla Layane, 13 anos e Cauã, 7 anos, disse que estava muito satisfeita com a festa. “Para mim está tudo ótimo. Aqui no bairro temos pouca opção para sair com os nossos filhos. Nessas ocasiões a criançada se diverte”, contou.
A mãe de Arthur Henrique de 1 ano e 2 meses, Maria Benedita Espírito Santo também comemorava a realização do evento. “As crianças precisam desse tipo de festa. Todos falam que o bairro é muito perigoso, precisamos mostrar que não é bem assim e colocar as pessoas para fora de casa”, disse moradora.
A Coordenadora da Polícia Comunitária, Sílvia Virgínia Biaggi Ferrari aproveitou o evento para fazer a entrega simbólica de mil livros arrecadados pelo projeto “Ciranda da Leitura”, doados a Instituição Clube de Mães Mãos Amigas.
Segundo Silvia Virginia a doação é só mais uma maneira de contribuir com os moradores do bairro São Matheus. “Quando as pessoas têm a oportunidade de ler e estudar, elas acabam se afastando dos caminhos que levam para a criminalidade. Essa doação é gratificante para mim e para toda a equipe que trabalha comigo”,  concluiu a delegada.
Para a delegada Sílvia Virginia a festa foi marcada pela interação das Polícias com a comunidade. “É muito satisfatório ver tantas pessoas interagindo com a Polícia Civil e Militar. Esse evento representa o que é o trabalho da Polícia Comunitária”, concluiu.
Para presidente da entidade, Tânia Figueira, os livros doados chegaram na hora certa. “A comunidade é muito carente, não tínhamos como fazer um estudo ou uma pesquisa, os livros vão auxiliar toda a comunidade principalmente a escolar” disse a presidente.
Parceiros que contribuíram com a realização do evento estavam presentes para demonstrar que a solidariedade não é feita só com doações, mas também com o trabalho voluntário. A representante do Conselho Regional de Contabilidade, Rafaelle Thais dos Santos, demonstrou seu orgulho em participar da comemoração. “Acho que essa festa representa o espírito do natal. Temos um programa de voluntariado que trabalha em várias instituições, mas para mim essa confraternização é a mais especial”, declarou a voluntária.
A vereadora de Várzea Grande Mirian Pinheiro, casada com o presidente do bairro,  marcou presença junto à comunidade e disse que a festa representa a solidariedade que o ser humano tem um com o outro. “É uma oportunidade de pelo menos no natal, as famílias do bairro ter condições melhores. A comunidade está repleta de felicidade”,  destacou.
A distribuição de 600 cestas básicas para famílias previamente cadastradas do bairro São Matheus marcou o encerramento do natal na comunidade. A grande quantidade de cestas básicas doadas foi fornecida pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Conselho Regional de Contabilidade e arrecadações do capitão da PM Marcel.
O evento contou com a colaboração do Procon, Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e do Idoso de Várzea Grande, Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Centro de Ensino Técnico Mato-Grossense (Cetem), Coca-Cola, Água Puríssima, Maxvinil tintas, Supermercado Janjão, Conselho Regional de Contabilidade (CDC), restaurante Verde Vale, Dona Lucila Ferreira, Governo do Estado, entre outros.