SEGURANÇA E CIDADANIA

Projeto "De bem com a Vida" da Polícia Civil é contemplado com 14 novas viaturas

26/08/2012 - 08:00
CAMILA MOLINA
Assessoria PJC-MT

Catorze veículos foram entregues na Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, na última quarta-feira (22.08). As viaturas fazem parte do projeto “De bem com a Vida” convênio entre a Polícia Civil de Mato Grosso e Senasp – Ministério da Justiça. Os veículos serão distribuídos para todas as regionais do Estado para o desenvolvimento adequado e eficiente do projeto.

Os veículos fazem parte de um kit que será entregue às regionais para o desenvolvimento do projeto. O objetivo específico do programa  é sensibilizar e conscientizar a população sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Além da viatura cada regional também receberá tela de projeção com o respectivo projetor, caixa de som amplificada, microfones, câmera e filmadora digitais, tv 50”, coletes balísticos e etiliómetro.

As regionais contempladas com o kit serão Cuiabá, Cáceres (225 km a Oeste), Pontes e Lacerda (448 km a Oeste), Diamantino (211 km a Médio-Norte), Sinop (500 km ao Norte), Juína (735 km a Noroeste), Alta Floresta (803 km ao Norte), Tangará da Serra (239 km ao Médio-Norte), Rondonópolis (212 km ao Sul), Água Boa (730 km a Leste), Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste), Barra do Garças (509 km a Leste) e Alto Araguaia (415 km ao Sul).

O projeto “De bem com a Vida” visa reduzir os índices de criminalidade fomentados pelo consumo de álcool e drogas através de atitudes preventivas. O público alvo do projeto são crianças e adolescentes, que por falta de orientação podem estar vulneráveis ao consumo de drogas e a situações de risco que envolve usuários.

O projeto será realizado dentro das escolas do Estado onde serão montadas oficinas de teatro. Ao final, os alunos irão desenvolver uma peça abordando o assunto “drogas lícitas” trabalhando mais especificamente o tema “álcool”.

As primeiras escolas contempladas com o projeto são dos bairros Pedra 90, em Cuiabá e São Matheus em Várzea Grande.

Além da Polícia Civil, outras instituições como Polícia Militar, Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs), Conselhos Tutelares Municipais, Guarda Municipal e Organizações de Defesa do menor serão convocadas a realização da fiscalização em conjunto da venda indiscriminada de bebidas alcoólicas a menores de idade.

De acordo com a delegada Silvia Virginia Biagi Ferrari, o objetivo é causar uma mobilização social para minimizar a incidência do uso de drogas lícitas por menores, “o álcool e outras drogas lícitas acabam abrindo as portas para o uso de drogas ilícitas. Esse projeto visa orientar crianças e adolescentes e coibir o uso de todo tipo de droga” disse a Coordenadora da Polícia Comunitária da PJC.