Notícias

COORDENADORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

Polícia Civil participa de Mega Mutirão da Defensoria Pública

14/05/2012 - 10:54

Assessoria/PJC-MT

A Coordenadoria de Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil,  participa do mega mutirão da Defensoria Pública, em Várzea Grande, com registro de boletins de ocorrência e atendimento ao público. Os policiais Carlos Rodrigo Attilio e Edson Valim, das Bases Comunitárias do Ribeirão do Lipa e Araés, respectivamente, estarão até às 18 horas auxiliando os trabalhos da Defensoria Pública com a confecção de ocorrência, Escola Estadual Adalgisa de Barros.
 
Mega Mutirão
 
Durante o Mega Mutirão da Defensoria Pública em Várzea Grande-MT, além das mediações, que resolvem os conflitos sem levar o caso ao judiciário, uma infinidade de outros serviços também serão oferecidos.
 
O evento marca o início das comemorações ao Dia Nacional do Defensor Público (19 de maio). A expectativa é beneficiar milhares de cidadãos durante as 24 horas ininterruptas de atendimentos, que se iniciam às 9 horas do dia 14 de maio (segunda-feira) e seguem até às nove da manhã do dia seguinte.
 
Organizado pela Defensoria Pública, o Mega Mutirão tem como parceria, entre outras instituições, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, cidade que comemora 145 anos no próximo dia 15 de maio.
 
De acordo com o Defensor Público Alex Campos Martins, coordenador do núcleo de Várzea Grande, “todo tipo de atendimento prestado pela instituição no município também estará disponível para o cidadão que comparecer ao evento”.
 
Além da orientação jurídica nas questões cíveis e criminais, e das mediações, também estarão sendo confeccionadas petições iniciais de toda a gama de conflitos, bastando, para isso, que o cidadão compareça ao Mega Mutirão munido de documentos pessoais e dos relativos ao litígio.
 
“Grande parte das mediações é relacionada a questões de família, mas nossa equipe está pronta para mediar e ajudar o cidadão a resolver quaisquer casos da área cível, lembrando sempre da necessidade de que as duas partes estejam presentes”, alertou Dr. Alex.
 
Os cidadãos que necessitarem requerer a segunda via de documentos como a carteira de identidade, e não terem condições de pagar pela taxa cobrada, podem pedir da Defensoria Pública a declaração de hipossuficiência, que os isentará da tal cobrança.
 
“Aproveitamos a oportunidade do dia do Defensor Público e do aniversário da cidade para nos aproximar da população proporcionando diversos serviços e o imprescindível acesso à justiça”, destacou o defensor público-geral André Luiz Prieto.
 
O evento será realizado na quadra poliesportiva da Escola Estadual Adalgisa de Barros e também contará com os seguintes serviços: psicólogos, cabeleireiros, massoterapeutas, cadastro e orientação sobre Bolsa Família, aferimento de pressão arterial e glicose, orientações de saúde, desfile da Guarda Municipal e Coral Vesper na abertura do evento, orientação sobre regularização fundiária e programa Minha Casa Minha Vida, atendimento e orientação ao consumidor, teatro de fantoches e recreação.
 
Mais Mutirões
 
Em diversas outras comarcas estão sendo realizados eventos e mutirões em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público. O foco dos mutirões consistirá na mediação/conciliação, visto que o tema da Campanha Nacional da Defensoria Pública este ano será: “Ensinar, prevenir, conciliar: Defensores Públicos pela garantia extrajudicial dos direitos”.
 
Além da capital, Cuiabá, onde o evento será realizado na Praça Alencastro durante todo o dia 18 de maio, mutirões simultâneos acontecerão em Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Alto Araguaia, Diamantino, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Juara, Poconé, Comodoro e Nova Xavantina.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública.

A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia