Notícias

BASE DO PEDREGAL: 11 ANOS

Ações de repressão e prevenção mudam realidade da Rua 4 de Janeiro no Jardim Leblon

03/05/2012 - 13:55
Assessoria/PJC-MT
 
A Rua 4 de Janeiro, no bairro Jardim Leblon, ficou conhecida pela constante movimentação de tráfico e usuário de drogas e chegou a ser chamada de “Rua do Tráfico”. Mas uma parceria entre órgãos da Segurança Pública, Ministério Público e Judiciário mudou a realidade do local.
 
É nesse ambiente pacificado que a Base Comunitária de Segurança do Pedregal, nas comemorações de 11 anos de policiamento comunitário na região, promove nesta quinta-feira (03.05), a partir das 18h30, uma feira cultura na Rua 4 de Janeiro, no bairro Jardim Leblon, em Cuiabá.
 
Em 2009, uma série de ações contra o tráfico e de prevenção foram desenvolvidas na localidade por meio da Secretaria de Segurança Pública por meio das Polícias Civil (DRE), Militar, Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário, Conselho Estadual de Entorpecentes (Conem), Prefeitura de Cuiabá e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), mudou a realidade do local, hoje, considerada uma região tranquila e com valorização urbana.
 
A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, da Polícia Judiciária Civil, intensificou as ações de repressão ao tráfico, com fechamento de várias bocas de fumo e apreensões de mais de uma centena de porçoes de drogas em um único ponto.
 
Houve levantamento de usuários de drogas e internação de dependentes químicos, limpeza de terrenos, desarticulação de bocas de fumos, instalação de câmera de segurança. Tudo isso contribuiu para pacificar a rua e torna-la mais segura aos moradores. “A rua mudou drasticamente em relação ao passado. Antes era considerada uma ‘crackolândia’, hoje ainda tem alguns problemas com drogas, mas é muito pouco’”, disse o Sízano Attir de Oliveira Barbosa, comandante da Base do Pedregal. 
 
Entre as atividades desta quinta-feira, estão apresentações de projetos sociais como o projeto Jovens Talentos do Boxe, da Coordenadoria de Polícia Comunitária da PJC, Bombeiros do Futuro, alunos do Proerd, grupos musicais e exposições. A vencedora do quadro “Garagem do Faustão”, Ane Rios, será a atração especial do evento denominado “Como é bom morar aqui”, na 4 de Janeiro.
 
A Base Comunitária do Pedregal, instalada na Rua Macauá, atende os bairros Pedregal, Jardim Renascer, Leblon, Jardim Itália e o condomínio Alphaville. Além do serviço policial, a unidade atende as comunidades com aulas de violão, pintura em tela pelo projeto Rede Cidadã, o projeto Bombeiros do Futuro e neste mês inicia três curso de qualificação pelo Sistema Nacional de Aprendizagem da Industria (Senai) com cursos de operador de micro (2 turmas), camareira e recepcionista.
 
A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia