Notícias

SEGURANÇA PÚBLICA

Mais de 7 mil famílias foram contempladas pelo projeto Quatro Estações em 2011

04/03/2012 - 09:30
LAURA DIAS
Assessoria/Sesp-MT

O projeto social Quatro Estações, que atende há mais de três anos as comunidades mais carentes da região do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, contemplou, em 2011, mais de sete mil pessoas em 15 ações realizadas em parcerias com as demais unidades da segurança pública, órgãos públicos e particulares.

Para o início das atividades do projeto, colaborando com a Colônia de Férias do Rede Cidadã, cerca de 3 mil crianças, adolescentes e adultos no bairro Jardim Florianópolis desfrutaram dos serviços oferecidos pelas parcerias.

No mês em que comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, o Quatro Estações em parceria com o Clube de Mães Sinhá Maria e Superintendência de Políticas Públicas dos Direitos para Mulheres, realizou a caminhada em busca dos direitos das mulheres.

Em comemoração ao Dia das Mães, cerca de 600 mães da comunidade do Jardim Vitoria foram homenageadas e presenteadas com momento de beleza, que foi desde maquiagem, escova e corte de cabelo, sobrancelha, a servidos oferecidos de aferição de pressão, glicose e higiene bucal. As participantes também assistiram palestras sobre saúde da mulher, prevenção de acidentes domésticos e sobre a filosofia da Policia Comunitária.

Ainda em maio teve início a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores da etapa outono/inverno para os moradores da comunidade do Rio dos Peixes. A campanha estendeu até junho quando 398 famílias foram contempladas.

O encerramento da etapa outono reuniu cerca de 1.500 pessoas nos bairros Novo Paraíso I e nas proximidades do residencial Milton Figueiredo.

Com a chegada da etapa primavera o projeto realizou uma ação para comemorar o Dia das Crianças, com a participação de mil crianças com atividades recreativas e culturais, além de brinquedos doados. E ainda deu inicio a arrecadação de alimentos não perecíveis para a 3ª Campanha do Natal sem Fome, onde foram distribuídos vários postos de arrecadação. A campanha se estendeu até o dia 19 de dezembro de 2011.

Os alimentos arrecadados para a campanha de Natal contemplou 700 famílias que moram no bairro Jardim Vitória, Residencial Paiaguás, Comunidade Rio dos Peixes, Vila Formosa, Três Poderes e Jardim Itapuam.

Desde sua criação em 2008, o projeto Quatro Estações já atendeu mais de 27 mil pessoas em ações realizadas para a redução do contato ou prática de atividades criminosas ou violentas no bairro Jardim Vitória e alguns bairros que abrangem a região. É oferecido à comunidade os serviços de confecção de RG, Carteira de Trabalho, CPF, cadastramento no programa Bolsa Família, registro de Boletim de Ocorrência (B.O), além de outros serviços prestados pelas parcerias.

QUATRO ESTAÇÕES

Cada etapa do projeto tem duração de cerca de três meses, onde são executadas ações diferenciadas para atender as necessidades da comunidade. Visitas periódicas aos bairros da região da Base Comunitária e em contato direto com os moradores, as demandas da população são ouvidas e transformadas em ação social. Para cada etapa é eleita uma ação, que visa ajudar moradores dos bairros ou melhorar a estrutura de lazer e segurança da comunidade, como a arrecadação de agasalhos, na estação outubro, para atender crianças, adolescentes e idosos no inverno, por exemplo. Em outras etapas estão programadas arrecadação de livros, brinquedos e alimentos não-perecíveis.

Palestras de orientação sobre segurança e outros assuntos de interesse da comunidade nas escolas públicas, centro comunitários e outros locais também são realizadas em todas as etapas. Ao final de cada etapa é realizado um grande evento para atender a comunidade com diversos serviços públicos, como emissão de carteira de identidade, de trabalho, doação de sangue, atendimento médico e odontológico, teste de glicose, orientação sobre a saúde bucal, corte de cabelo, oficina de consumo de energia elétrica, atividades esportivas e recreativas, entre outras.

A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia