Notícias

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Delegado geral visita Bases Comunitárias de Cuiabá e Várzea Grande

19/05/2011 - 16:02
RAFAELLY ESCOBAR  
Assessoria/PJC-MT
 
O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, visitou na manhã desta quinta-feira (19.05) as Bases Comunitárias de Segurança do Pedra 90, em Cuiabá, São Matheus e Cristo Rei, em Várzea Grande. As visitas que vem sendo realizada desde a semana passada têm a finalidade de observar o funcionamento das unidades, as condições de trabalho, além de saber as reais necessidades das áreas críticas.
 
Visita a Base Comunitária do Pedregal.
“O propósito da visita, além de vistoriar as bases, é ouvir os policiais que estão fazendo esse trabalho comunitário para que juntos possamos atuar melhor e aproximar a polícia da sociedade”, frisou Vilela.
 
A Base Comunitária do São Matheus registra em média oito ocorrências diárias e tem como maior demanda furtos a residência e roubos. A unidade, segundo  o investigador Antônio Carlos de Lima, tem tido um respaldo muito grande da comunidade. “Aqui nós temos uma grande parte da comunidade ao nosso lado, mas falta suporte e uma estrutura mais adequada para que possamos fazer mais à sociedade”, ressaltou.
 
A Base do São Matheus conta com projetos sociais, como informática, capoeira, karate, serviços de emissão de Registro Geral de Identificação (RG), atendimento de ocorrência, além de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Os cursos de informática e de capoeira já contam com a participação de 100 crianças e adolescentes. “Esses projetos ajudam as crianças e os adolescentes a terem uma vida melhor dentro da sociedade, também ajudam a tirá-los das ruas e do mundo das drogas”, disse Antônio Carlos.
 
Durante a visita o delegado geral foi homenageado com a apresentação do grupo Capoeira Vip e da Capoterapia (grupo de capoeira
Roda de capoeira do grupo Capoeira Vip, na Base do São Mateus.
para idoso).
 
Na visita a Base Comunitária do Cristo Rei, o delegado geral conheceu as instalações da sede e conversou com a investigadora Catarina da Penha Correa, que relatou as atividades desenvolvidas.
 
Na quarta-feira (18.05), o delegado geral acompanhado do coordenador interno de Polícia Comunitária, da PJC, delegado, José Abdias Dantas, visitou as Bases Comunitárias da Lixeira, Moinho, São João Del Rei e Pedregal, onde também foram discutidos o funcionamento das unidades e o engajamento com a sociedade.
 
No Pedregal, segundo o coordenador José Abdias, a maior incidência no bairro é o tráfico de drogas, devido a isso são realizadas rondas na região 24 horas, pela Polícia Militar e o policial civil é orientado a realizar reuniões constantes com o Conselho Comunitário de Segurança e participar de projetos sociais com a comunidade. “Isso sim é que faz a diferença”, analisa o coordenador. “Aqui é feito o acompanhamento de famílias com orientações e encaminhamentos e ainda realizado eventos com a comunidade”, complementou.
 
O comandante da Base do Pedregal, capitão Sízano Attir de Oliveira Barbosa, disse que acredita na integração das forças policiais.
 

 

A PJC também está no Facebook, Flickr e Instagram. Siga-nos!

Assessoria de Comunicação Social
www.pjc.mt.gov.br
asscom@pjc.mt.gov.br
(65) 3613-5673

Compartilhe essa notícia